Cooperativa de catadores CRUMA recebe moção honrosa da Câmara Municipal de Poá

Aprovada pelos parlamentares, a honraria foi requerida pelo vereador Wilson Secario (Kula), que cobrou mais reconhecimento do poder público ao histórico trabalho dos catadores na cidade

Por Samuel Ferreira

Na sessão de terça-feira (3), a Câmara Municipal de Poá concedeu uma moção honrosa à cooperativa de reciclagem CRUMA, numa noite que contou com a presença de parte dos cooperados e de seu presidente Marcos Antônio, além de Roberto Rocha, um de seus fundadores e atual presidente da ANCAT, a associação nacional da categoria.

Apresentada pelo vereador Wilson Secario (Kula) – catador licenciado da cooperativa -, a Moção de Aplausos e Congratulações foi atribuída ao compromisso da entidade com a cidade ao longo de seus 26 anos, com ações de proteção ambiental, conscientização, inclusão social e geração de trabalho, além da economia gerada aos cofres públicos com a Coleta Seletiva em residências e pontos comerciais.

Durante sua fala na tribuna, Kula citou o reconhecimento da cooperativa a nível internacional, ao ser abençoada pelo papa, a despeito do tratamento recebido pelas autoridades locais. Lembrou das dificuldades sofridas pela entidade durante a pandemia e da falta de apoio dos poderes Legislativo e Executivo.

“Alguém foi lá, nobres vereadores, poder público [e disse]: ‘CRUMA, o que vocês estão precisando, pelo menos uma cesta básica para os cooperados’”? Falou ainda do incêndio da cooperativa (em 2016) e da falta de apoio local para sua reconstrução, possível apenas por meio da iniciativa privada externa.

“Graças a Deus, o nosso amigo Roberto Golfinho, com as articulações dele no Estado e nacional, conseguimos um grande apoio, de uma grande empresa privada, que nos apoiou na recuperação da CRUMA, dando toda a estrutura que a gente precisava no momento’.

CONVÊNIO COM PREFEITURA E COLETA NA CÂMARA

O parlamentar também apontou o fim do convênio que mantinha com a prefeitura: “Em certo momento, nós tínhamos um convênio com o poder público, não existe mais termo de convênio ou termo de fomento. Hoje estamos sobrevivendo às nossas custas”.

“A CRUMA merece mais do que essa homenagem. Porque nós não estamos brincando na cidade, estamos economizando para o poder público. Nós arrecadamos uma média de 60 a 70 toneladas de materiais recicláveis, que deixaram de ir para o aterro”, salientou.

“Essa casa de leis, no tempo em que o Edevaldo Gonçalves foi presidente aqui, lançou o projeto de Coleta Seletiva aqui dentro, no qual a CRUMA era beneficiada, recolhendo todo o material que era jogado fora. No decorrer do tempo, se perdeu. Nós da casa temos de dar a lição, temos que começar na nossa casa, não na casa do vizinho”, afirmou.

Antes de deixar a tribuna, Kula revelou que possui 30 requerimentos de sua autoria e 16 projetos de Lei sendo protocolados na casa. “Eu não vim para brincar de vereador, ou você é contra ou é a favor. Eu ajo com a razão, não com a emoção”, afirmou.

MOÇÃO HONROSA AO CLUBE DA VILA VARELA

A sessão também dedicou uma moção honrosa à Associação Atlética Vila Varela, pelos seus 65 anos de trabalho na cidade, apresentada pelo vereador Edevaldo Gonçalves e, a seu pedido, subscrita por Kula.

“Quando se fala do clube da Vila Varela, o primeiro juvenil eu participei. O ‘Vila Varela’ na cidade é uma tradição tão grande. Sempre foi voltado também, não só ao esporte, mas ao social, adotando crianças na prática do esporte, que é o caminho para tirar as crianças da rua”, concluiu Kula.

PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

Assim como sua família, o catador Roberto Rocha sempre votou em Kula e colaborou com sua campanha. Contente com a posse do colega, fez questão de acompanhar seu trabalho na Câmara.

“É um momento para a gente de muita emoção e muito orgulho em ter o Kula numa tribuna, falando por nós. E acabou com o Kula vindo para a tribuna junto ao aniversário da CRUMA, que completa seus 26 anos. Com esse aniversário da CRUMA, nosso grande presente que ganhamos, todos os catadores e catadoras de materiais da cidade de Poá e da CRUMA, é o Kula assumindo como vereador”, afirmou.

Indagado sobre a moção honrosa, respondeu que “ficou mais importante ainda porque veio do nosso vereador Kula”, onde não deixou de recordar dos bons tempos de infância e juventude na Vila Varela, onde nasceu a CRUMA.

“Parabéns à Vila Varela e ao clube da Vila Varela, por todo esse trabalho que está fazendo hoje, que é um presente também para toda a comunidade ali que necessita e merece”.

GALERIA DE IMAGENS (Clique para ampliar)

Mencao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 2
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 54
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 42
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 55
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 46
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 67
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 50
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 51
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 52
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 62
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 64
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 71
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 77
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 69
Mocao Honrosa da CRUMA na Camara de Poa Foto Samuel Ferreira 75

ASSISTA AO VÍDEO

Categorias