As equipes da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba  estão desde a madrugada desta terça-feira (29) em atendimento às ocorrências de limpeza, desobstrução e manutenção de ruas em vários locais da cidade após as fortes chuvas.

Imagem para dentro das materias no site Padrao 1

#PraCegoVer: Foto 1 – Máquina retira vários resíduos da faixa de areia na Martim de Sá. Foto 2 – Homens limpam faixa de areia cheia de resíduos na Martim de Sá (Foto: Luis Gava/PMC)

Em 12 horas choveu mais de 170 milímetros em alguns pontos, principalmente na região central e norte.  Devido a alagamentos, 17 pessoas foram retiradas de suas casas – 10 adultos e 7 crianças, sendo uma grávida de 41 semanas que vai receber acompanhamento médico. Todas foram acolhidas no Ciase Sumaré.

Desde o início desta manhã foram constatados dois pontos críticos. Acúmulo de águas no trecho de serra do bairro Massaguaçu na rodovia Rio Santos
(SP-55), sendo necessário realizar abertura do Rio Lagoa para facilitar o escoamento de água para o mar.

Outro local foi no Rio Guaxinduba, no bairro Martim de Sá. Com a maré alta, muita sujeira levada pela ressaca foi despejada na praia, como restos de vegetação e lixos. Uma retroescavadeira e funcionários fazem a retirada do material.

Imagem para dentro das materias no site2 Padrao

#PraCegoVer: Foto1 – Homens varrem lama com apoio de maquinário em rua do Jardim Califórnia. Foto 2: Funcionários varrem subida de rua com lama no Olaria (Fotos: Luis Gava/PMC)

Equipes também concentram esforços na Rua Professora Adaly Coelho Passos, na Prainha. Devido a um escorregamento de terra do morro, a rua ficou atolada de lama. Enquanto o barro não seca, a Sesep faz um trabalho emergencial para que os moradores possam entrar em suas casas.

A previsão é que o serviço dure uma semana, com a retirada de aproximadamente 70 toneladas de terra. É necessário que o material seque por completo para facilitar a limpeza total da rua. Todo barro está sendo levado, provisoriamente, para uma área pública na Martim de Sá até que seque para ser transportado ao local próprio para receber todo resíduo.

A Sesep também está com equipes nos bairros Jardim Califórnia, Sumaré e Olaria fazendo limpeza dos pontos mais críticos. Na região sul, não foi registrada nenhuma ocorrência grave de alagamento. A Sesep continua percorrendo toda cidade para monitorar qualquer situação.