Ubatuba tem novo roteiro turístico em parceria com Associação Coaquira

0
4

Pensando na valorização do patrimônio histórico e cultural de Ubatuba, a Secretaria de Turismo (Setur) deu início ao fortalecimento do roteiro turístico na cidade: a visitação do Centro Histórico.

A iniciativa é uma parceria com a Associação Coaquira de Guias de Turismo e está em processo de implantação, com duas opções de trajeto: um denominado leve, que prevê uma visitação mais dinâmica e com menor deslocamento, estimado em duas horas; e outro moderado, com a duração de cerca de quatro horas.

A secretária adjunta de Turismo, Jaqueline Dutra, explicou que a parceria com a Associação Coaquira viabilizou a elaboração do projeto, mas que o objetivo é contemplar todos os guias da cidade. “A proposta da parceria foi apresentada ao Conselho Municipal de Turismo (CMT) e ao coletivo de Guias de Turismo e foi aprovado. A ideia é que possamos ofertar o roteiro no Centro de Informações Turísticas (CIT) da Setur, pois existe uma demanda na busca pelo conhecimento da História de Ubatuba e também de sua importância no cenário nacional”, afirmou. Ela ainda comentou que existe a intenção de levar esse projeto para as escolas como mais uma ferramenta para apropriação cultural dos alunos.

Parceria

“O Guia de Turismo é um profissional que conduz o visitante de forma segura dentro do município, é um parceiro da administração pública. Ele sabe os melhores locais, que estão apropriados para fazer essa recepção, ou seja, ele faz uma divulgação e incentiva os locais do trade que estejam devidamente regularizados”, complementou. Jaqueline ainda destacou que a categoria é reconhecida pelo Ministério do Turismo.

Os guias fizeram um levantamento dos pontos históricos, analisando as condições dos locais e seu entorno para que haja melhorias referentes a mobiliário urbano, placas de identificação desses pontos e a elaboração da proposta de um roteiro prazeroso para o visitante.

Alguns desses pontos já possuem revitalização prevista viabilizada por recursos do Dadetur. Saiba mais em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/novo-aporte-dadetur/

Segunda etapa

A segunda fase da consolidação do roteiro é a logística de funcionamento para a implantação nas escolas, que será discutida com a Secretaria de Educação, e da dinâmica de rodízio dos guias que vai permitir que todos tenham oportunidade de atuação a partir do CIT.