Contraceptivo também pode ser implantado em Unidade de Saúde da Família (USF)

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Hospital de Clínicas (HCSS), oferece às gestantes que dão à luz na Maternidade do local a opção de implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU) logo após o parto. Trata-se de método seguro para evitar, em longo prazo, uma gravidez não planejada. O procedimento poderá ser feito tanto após partos normais quanto cesarianas.

Para receber o benefício, a gestante deverá manifestar o desejo de realizar o procedimento durante as consultas de pré-natal na rede pública ou ao darem entrada na maternidade.

O município disponibiliza o D.I.U de cobre com validade de 10 anos. Pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura.

A oferta de D.I.U na maternidade é uma estratégia complementar às ações de saúde reprodutiva da Atenção Básica e tem o intuito de ampliar o acesso das mulheres aos métodos contraceptivos e, consequentemente, à estratégia de planejamento familiar.

A solicitação e implantação de D.I.U pode ser feita, também, em Unidades de Saúde da Família (USFs). Para isso, basta que a mulher solicite durante consulta médica para dar início aos protocolos.