V Semana do Idoso leva atividades esportivas a terceira idade

0
33

Evento-teste da Prefeitura segue protocolos sanitários de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ações presencias e online ocorrem até quarta-feira (06)

Cerca de 50 idosos participaram neste sábado (02), na Praça Mario de Souza Oliveira (Praça da Vela), bairro Porto Grande, do segundo dia de atividades, desta vez presencial da V Semana do Idoso, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, data celebrada em 1º de outubro.

O evento-teste realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) integra a série de lives, palestras, vídeos e ações esportivas que ocorrerão durante a semana.

O intuito é a conscientização da população, quanto as questões de envelhecimento ao enfatizar à necessidade de proteção e cuidados.

Para o presidente do Conselho Municipal do Idoso (COMISS), Sebastião Passarelli, o dia foi de alegria e conscientização. “A população mundial sofreu muito com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nós idosos temos que aproveitar essas datas que marcam o recomeço de nossas atividades, claro, com os protocolos sanitários. Nossas ações ficaram restritas e este evento-teste da Prefeitura de São Sebastião é um marco para o recomeço durante a pandemia”, concluiu Passarelli.

Os idosos sebastianenses competiram de forma simbólica nas modalidades vôlei adaptado, caiaques e stand ups, canoas hawaianas, beach tennis, aula de alongamento e tiveram aferição da pressão arterial, antes das práticas de exercícios. Para a melhor idade da Costa Sul houve torneio de futebol 60+, no campo do Boiçucanga Futebol Clube, com times de veteranos da região. Todos foram contemplados com medalhas de participação.

A V Semana do Idoso é realizada pela Prefeitura de São Sebastião, secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Esportes (SEESP), Saúde (SESAU), Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Segurança Urbana (SEGUR), Assuntos Jurídicos (SAJUR), Procon, Serviços Públicos (SESEP) e Turismo (SETUR), em parceria com Lar Vicentino, Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião (ACESS), Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI Polvo), CCTI Pontal da Cruz, Conselho Municipal do Idoso de São Sebastião (COMISS), Raquetando, Canoa para Todos, Ideal, Boiçucanga Futebol Clube e Escola Técnica de Saúde (ETS).

Todas as ações seguem os protocolos sanitários de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), uso obrigatório de máscara, distanciamento social e utilização de álcool em gel 70%.

Confira a programação:

Domingo (03/10)

Live: 17h
Dr. Bento Miguel Machado – TO Centro de Reabilitação Boiçucanga

Tema: “Envelhecimento Ativo: Estratégias, desafios e perspectivas atuais e futuras”, sob mediação de Andressa Wezassek (SEPEDI).

Segunda-feira (04/10)

Atividades Esportivas Descentralizadas (SEESP)
– Funcional: 7h30, CAE Bairro S. Francisco, prof. Alexandre Chagas
– Judô: 18h, CAE da Vila Amélia, prof. Uátila

Aulão da SEPEDI
Das 10h às 11h – Alongamento e Caminhada na Praia – Praia das Cigarras

Vídeo: PROCON – André Batelochi – Tema: Violência Financeira (Dados Atuais)
Divulgação Instagram e Facebook SEPEDI

Terça-feira (05/10)

Atividades Esportivas Descentralizadas (SEESP)
– Alongamento: 8h, CAE Bairro São Francisco, profª Alice
– Palestra “A importância da atividade física na prevenção de quedas” + aula prática, 10h, CAE Pontal da Cruz, prof.ª Márcia Leite
– Vôlei Adaptado: 17h feminino e 19h masculino, CAE do Pontal da Cruz, prof. Alexandre Chagas
– Yoga: 7h30, 9h, 16h30, 18h, 19h, Bairro São Francisco (Espaço Yoga São Francisco), prof. Valter

Aulão da SEPEDI
Das 10h às 11h30, Alongamento e Caminhada na Praia – Praia de Juquehy (Espaço Melhor Idade)

– Vídeo: Violência contra o Idoso (Fernando Capez) – Divulgação Instagram e Facebook SEPEDI

Quarta-feira (06/10)

Encerramento
Torneio Jogos Lúdicos: Sede da SEPEDI (Evento teste)
Das 14h às 17h – Em espaço aberto
-Tranca
-Dominó
– Peteca

Aulão da SEPEDI
Das 15h às 16h – Alongamento e Caminhada na Praia – Praia do Porto Grande