Prefeitura de Caraguatatuba inicia implantação de redutores eletrônicos de velocidade

1
20
Prefeitura de Caraguatatuba inicia implantação de redutores eletrônicos de velocidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), iniciou a instalação de equipamentos eletrônicos de redução de velocidade. Serão 20 aparelhos na região central e na região sul.

#PraCegoVer: Funcionários da empresa estão na Avenida da Praia onde colocam sensores no asfalto para medir velocidade; à frente, o caminhão do trânsito (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O serviço é realizado pela empresa DCT, vencedora do processo licitatório e o contrato é válido por 12 meses, podendo ser renovado. São três tipos de equipamentos a serem implantados: Redutores Eletrônicos de Velocidade – REV, as chamadas lombadas eletrônicas com marcação de velocidade em visores, Controladores Eletrônicos Misto – CEM, radares de avanço semafórico; e os Controladores Eletrônicos de Velocidade CEV, os radares tradicionais.

De acordo com a Semop, as lombadas eletrônicas serão implantadas na Avenida Dr. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia), Avenida Prisciliana de Castilho e Avenida Prestes Maia.

Já o controle de velocidade por meio dos semáforos serão na Avenida Frei Pacífico Wagner com a Rua Oswaldo Cruz e também com a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, além da Avenida Padre Anchieta com a Rua Santa Cruz (Calçadão).

Já os radares de velocidade pegam as Avenidas Dr. Arthur Costa Filho e Geraldo Nogueira da Silva (Avenida da Praia) e Avenida José da Costa Pinheiro Junior, próximo à Escola Prof. Geraldo de Lima, nos dois sentidos da pista.

Também está prevista a instalação de um Monitor Eletrônico de Trânsito – MET (contador) próximo à Casa de Saúde Stela Maris para saber a quantidade de veículos que passam pelo trecho.

De acordo com o secretário da Semop, Marcel Giorgeti, a contratação visa auxiliar a situação da fiscalização de trânsito, no que tange a implantação de sensores de detecção das desobediências às regulamentações e regras de trânsito, visando manter resguardada a fiscalização nas vias do município.

“Visamos, também, a redução de velocidade e, consequentemente, a diminuição do número de acidentes em locais previamente identificados pelos setores de engenharia e estatística”.

1 COMENTÁRIO