Por que os mosquitos zumbem perto de nossos ouvidos?

0
32

Por que os mosquitos zumbem perto de nossos ouvidos?

Todos nós já sentimos o barulho perturbador e irritante das asas dos mosquitos zumbindo perto de nossos ouvidos. Mas por que esses insetos chegam tão perto de nossos ouvidos?

Esse zumbido certamente vem de um mosquito fêmea. Isso ocorre porque os mosquitos machos e fêmeas têm comportamentos muito diferentes.

Os machos não se importam com os humanos. As fêmeas, no entanto, precisam se alimentar de sangue após o acasalamento para ter energia suficiente para produzir ovos.

Na verdade, os mosquitos fêmeas são equipados com ferramentas exclusivas para detectar sua próxima vítima.

Dióxido de carbono: um ímã de mosquito

À distância, os mosquitos fêmeas sentem o dióxido de carbono que exalamos na forma de plumas cônicas de nossos corpos.

O dióxido de carbono faz com que a fêmea do mosquito comece a procurar um hospedeiro.

Em outras palavras, os mosquitos zumbem em torno de nossas cabeças porque é de onde expulsamos a maior parte do dióxido de carbono.

Conforme ela se aproxima, a fêmea do mosquito concentra-se no calor do corpo e na nuvem de dióxido de carbono para pousar na vítima.

Ela usa sensores de sabor nas patas para determinar se o humano, ou qualquer animal com sangue, é capaz de preparar sua próxima refeição.

Embora alguns estudos sugiram que o sangue do tipo O é particularmente atraente, outros pesquisadores permanecem céticos.

Em vez disso, eles pensam que outros fatores, como a genética de uma pessoa e até mesmo sua dieta, desempenham um papel maior.

Um estudo descobriu que os mosquitos fêmeas eram mais atraídos por pessoas com bactérias cutâneas menos diversas do que aquelas com bactérias cutâneas mais diversas; os mosquitos também são atraídos por pessoas que usam cores escuras.

Um zumbido precisamente cronometrado

Embora pareça um som agudo insuportável para os humanos, é uma nota agradável para os mosquitos machos.

Na verdade, os machos, cujas asas batem com mais frequência do que as fêmeas, ouvem as notas femininas quando procuram parceiras.

Fonte:

Trust My Science