A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba (Smel) prorrogou, por tempo indeterminado, as inscrições para a prática de atividades físicas e esportivas destinadas às crianças, adolescentes, adultos e as pessoas da melhor idade. De acordo com o secretário Tiago Balio, a pasta decidiu prorrogar as inscrições porque apenas 45% das vagas disponibilizadas foram preenchidas durante o período de inscrições, que terminou na última sexta, 24.

“Foram ofertadas 1.800 vagas para atendimento de criança, adolescentes, adultos e melhor idade, mas apenas 800 vagas foram preenchidas, ou seja, temos ainda disponíveis 1.000 vagas de esportes. Para adultos e melhor idade, temos vagas para ginástica, caminhada, tênis de mesa e vôlei adaptado. Já para crianças e adolescente, temos futebol e futsal”, declarou o secretário.

Ele disse que, agora, com mais de 98% da população da cidade elegível vacinada com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 e com o recuo das restrições previstas pelo Plano SP, a Smel pode ofertar mais vagas para a população. Tiago ressaltou que todos os protocolos exigidos pela Vigilância Sanitária, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, estão sendo respeitados.

O secretário lembra ainda que essas vagas estão mais localizadas na região sul do município, e convida os munícipes a participarem. Ele informou que as inscrições serão realizadas por fluxo contínuo, ou seja, basta ir à secretaria de Esportes e Lazer, localizada na Rua Minas Gerais, nº 46 – Centro, horário administrativo – 8h às 12h e 13h às 17h.

Inscrições para atividades na piscina municipal serão retomadas em 2022

As atividades vinculadas à piscina municipal de Ubatuba, tanto natação quanto hidroginástica, serão disponibilizadas apenas no próximo ano. Balio salientou que a abertura das vagas será divulgada pelos canais oficiais da prefeitura no começo de 2022.

Atividades online foram realizadas durante a pandemia

No período mais restritivo da pandemia, a secretaria desenvolveu programas online, com atividades físicas e de lazer que foram disponibilizadas na página do Facebook e Instagram da pasta. Um deles era voltado para adultos e a melhor idade e outro para crianças e adolescentes.

Algumas modalidades esportivas foram retomadas presencialmente em maio, com alunos já matriculados nos anos anteriores e apenas 30% da capacidade máxima, respeitando os protocolos de segurança determinados à época.