Além da carteira de vacinação física, a pessoa que recebeu a vacina contra a Covid-19 também pode obter a sua versão digital, por meio de dois canais. Um deles é o aplicativo ‘Poupatempo Digital’, do Governo de São Paulo, e o outro é o ‘Conecte SUS’, do governo federal.

#PraCegoVer: Dentro da unidade de saúde, idosa exibe o cartão de vacinação; ela usa máscara. É possível observar outras pessoas atrás dela (Foto: Luís Gava/PMC)

No aplicativo do ‘Poupatempo’, a pessoa tem acesso à carteirinha de vacinação estadual. A versão digital contém todas as informações que a física possui, como nome, data da aplicação da primeira e segunda dose, local e aplicador.

A carteira digital facilita a vida de quem vai participar de eventos, ou entrar em estabelecimentos de cidades do território nacional que estejam exigindo a vacinação como critério de permanência no local.

Além da versão digital da carteira de vacinação da Covid-19, o ‘Conecte SUS’ oferece ao cidadão uma função a mais. Com ele é possível obter o ‘Certificado de Vacinação’.

O certificado pode ser usado para comprovar a vacinação de quem vai viajar para o exterior. Alguns países estão exigindo a vacinação para a entrada e permanência de turistas brasileiros.

Os aplicativos do ‘Poupatempo Digital’ e ‘Conecte SUS’ estão disponíveis para smartphones Android e IOS.

Caso prefira, a pessoa pode acessar o ‘Conecte SUS’ pelo site (conectesus.saude.gov.br/home).