Praiamar registra aumento de 3 mil viagens por mês desde início da intervenção

0
20

A Prefeitura de Caraguatatuba completou, neste domingo (8), quatro meses de intervenção na empresa Praiamar. Desde então, a administração vem realizando mudanças efetivas no serviço de transporte público na cidade.

Dentre as principais ações estão as mudanças e aprimoramentos das linhas, descongelamento dos benefícios dos funcionários estagnados desde 2018 e o lançamento do Cittamobi, aplicativo de rastreio de ônibus.

De acordo com a empresa, o mês de julho foi o melhor desde a intervenção. Após efetuar as alterações nos quadros dos horários da região Sul, houve um aumento em 3 mil viagens e mais de 25 mil quilômetros rodados em comparação com o mês de junho.

Além do aprimoramento de todas as linhas da região Sul de Caraguatatuba, a Praiamar Transportes e o Departamento de Transportes Públicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, realizaram a mudança das linhas da Região Norte. Ainda de acordo com o planejamento, as linhas que atendem a região central do município serão estudadas para receber os aprimoramentos.

Cittamobi

Disponível para todos os usuários do Transporte Público de Caraguatatuba, o Cittamobi já reúne mais de 10 mil acessos no aplicativo. O novo serviço oferece ao usuário do transporte público a possibilidade de localizar exatamente em qual trecho do município o ônibus de sua linha se encontra, informando o momento correto que passará no ponto desejado.

Reajuste Salarial

A Praiamar e o Sindicato da categoria entraram em acordo, nas últimas semanas, para reajuste salarial, Vale Refeição e banco de horas dos funcionários da Praiamar. A categoria estava com seus benefícios congelados desde 2018.

Durante a intervenção, a Praiamar e o Sindicato se aproximaram, possibilitando os acordos de reajuste, que foram selados após duas assembleias com participação de Francisco Israel e Everson Silva Albuquerque, presidente e assessor da diretoria do Sindicato, respectivamente.

A reunião contou, ainda, com José Ronaldo, interventor da Praiamar; Marcel Luiz Giorgeti, secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba e funcionários da empresa.

O acordo coletivo de trabalho é referente ao período de 01/05/2021 a 30/04/2022, tendo sido alterada a data base da categoria, passando de novembro para o mês de maio.

Sobre o reajuste salarial, o mesmo será no percentual de 6,7%, sendo 2,55% da inflação do período medido pelo INPC/IBGE referente à data base 2019 e acrescido de 4,15% referente à data base de 2020.

A Intervenção

Além das ações mencionadas, durante a intervenção a empresa Praiamar Transportes iniciou a higienização completa de sua frota, além da melhoria na manutenção dos veículos, como alinhamento, balanceamento, troca de molas e troca de almofadas de bancos.

Por fim, foram atendidas todas as notificações da Secretaria de Mobilidade Urbana, no que tange a melhoria de horários, implantação de linha, comprimento das ordens de serviços estabelecidas.