Acione a Prefeitura para ajudar pessoas em situação de rua em Caraguatatuba

1
23

Caraguatatuba tem registrado temperaturas muito baixas desde a noite da última quarta-feira (28), com termômetros que chegaram a 6º. A previsão é que continue assim nos próximos dias e para acolher as pessoas em situação de rua neste período, a Prefeitura está com um abrigo provisório e intensificou o serviço de abordagem.

#PraCegoVer: Pessoas e um cachorro indo em direção a van após aceitaram o acolhimento (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Contando com o apoio da população, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) criou um canal para que os munícipes avisem quando se depararem com as pessoas em situação de rua, expostas ao frio intenso, principalmente nas madrugadas.

No telefone ou via whatsapp (12) 99653-9109, a solicitação deve conter o endereço em que a pessoa em situação de rua está e um ponto de referência e possíveis detalhes da pessoa, como roupas e outras características. Não é necessário aguardar a chegada da equipe de abordagem.

Desde o início desta abordagem de acolhimento, 32 pessoas aceitaram ir para o abrigo; outros três preferiram o retorno à cidade de origem. O trabalho segue nos próximos dias, durante todo o dia e no final de semana.

O objetivo é que eles fiquem no local, até que a frente fria termine. Neste período, terão alimentação, higiene pessoal, atendimento médico, vestuário, atividades esportivas, culturais e palestras sobre diversos temas.

#PraCegoVer: Foto do canil para acolher os animais (Foto: Luis Gava/PMC)

A equipe de serviço social realiza busca ativa para um possível retorno familiar ou à cidade de origem, além de confecção de documentos, encaminhamento para vagas de emprego e tratamento de dependência química. Os animais de posse dos acolhidos também estão sendo abrigados e alimentados.

Solidariedade

O Fundo Social de Caraguatatuba conta com a rede de solidariedade da população para doação de roupas de frio, principalmente masculinas, meias e peças íntimas.

“Diante desta demanda contamos com a ajuda de todos para que possamos atender com muito amor e carinho a população adulta em situação de rua, neste período de frio intenso”, reforça a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar.

1 COMENTÁRIO