Palestra esclarece dúvidas sobre a vacinação contra Covid-19 para idosos da Vila Dignidade

0
33

Os idosos moradores da Vila Dignidade assistiram palestra sobre a relevância da vacinação contra a Covid-19. O bate-papo foi promovido pelo Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) em sua sede, no Jardim Jaqueira.

#PraCegoVer: Salão do Ciapi no Jardim Jaqueira. Várias pessoas estão sentadas em cadeiras, com distanciamento de dois metros entre elas e usam máscara de proteção. Elas assistem palestra ministrada pela enfermeira, Ticiana Baise dos Santos, que também usa máscara de proteção. (Foto: Divulgação/PMC)

No encontro, a enfermeira Ticiana Baise dos Santos, do IDGT – Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social, instituição que administra o Ciapi, falou sobre a importância de tomar as duas doses do imunizante, reação vacinal, uso da máscara mesmo após a vacinação, entre outros assuntos.

“Hoje, no Brasil, temos um índice considerável de idosos que não foram tomar a segunda dose. A preleção foi justamente para que eles entendam a importância da imunização completa, mesmo para aqueles que já tiveram a doença. E reforçar que, mesmo tendo tomado as duas doses, o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos continuam sendo fundamentais no combate à doença”, disse a enfermeira.

A moradora da Vila Dignidade, Maria José Vilas Boas, 67 anos, tinha dúvidas quanto à reação ou não à vacina e eficácia.

“Como não tive reação nenhuma (febre, dor de cabeça, dores no corpo, etc..) fiquei na dúvida se tinha feito efeito, se realmente fiquei imunizada. A enfermeira explicou que cada organismo reage de uma forma e que a vacina faz efeito, independente se a pessoa tem reações ou não”, contou.

Outro residente do local, Donizete Barbosa dos Santos, 66 anos, disse que tomou a primeira dose e que a segunda será na primeira semana de setembro. “Tive Covid-19 em dezembro do ano passado. Mas os sintomas foram leves. Mesmo assim, não tive dúvidas em tomar a vacina. Também não tive reação e recomendo que as pessoas se imunizem”, declarou.

A Vila Dignidade é um programa de moradia da Prefeitura de Caraguatatuba que atende idosos sem vínculos familiares e independentes fisicamente. Para ocupar uma das casas, vários critérios sociais devem ser atendidos. Ela fica localizada no bairro Jardim Jaqueira.