Ex-prefeito de município do Piauí condenado por desvios milionários é preso em Caraguatatuba

0
99
Ex-prefeito de município do Piauí condenado por desvios milionários é preso em Caraguatatuba

A Polícia Civil, por intermédio de agentes da 1ª Delegacia de Polícia da Divisão de Capturas (Dope), conseguiu prender o ex-prefeito de uma pequena cidade no Piauí, Felipe Santolia, que estava foragido após condenação por desvios milionários na prefeitura. Ele foi preso em Caraguatatuba, litoral de São Paulo.

Santolia foi prefeito do município de Esperantina/PI entre os anos de 2005 e 2008, e foi acusado por desvios milionários, ocorridos enquanto ocupava o cargo público, respondeu a processo e integrava o rol de pessoas procuradas, com pena de doze anos e três meses.

O procurado permaneceu incógnito, se furtando da aplicação da lei desde 2009, utilizando-se de outro nome, deixou a barba e seus cabelos crescerem, atos que lhe proporcionavam livre movimentação pelo litoral paulista, onde era conhecido como “Xico Namastê”.

Ele foi localizado no centro de Caraguatatuba, enquanto comercializava o aplicativo Trilhas para desenvolvimento de pequenos comércios. Abordado, tentou se esquivar da prisão apresentando documento falso, com dados de terceira pessoa, oriunda do Estado de Minas Gerais, ostentando sua fotografia.

A assessoria do aplicativo Trilhas divulgou a seguinte nota: “Na tarde da última quarta-feira, 23 de junho de 2021, a equipe do aplicativo Trilhas foi surpreendida pela polícia em seu escritório, em Caraguatatuba. Em busca do então CEO da empresa, a equipe colaborou com os investigadores a respeito do paradeiro de Felipe Santolia, conhecido pelos colaboradores por outro nome. Após conhecimento dos fatos, que nos foram ocultados desde o princípio, a Diretoria da empresa aprovou, em Assembleia Emergencial, nesta quinta-feira (24), o afastamento do funcionário. Esclarecemos que a Senhor.APP, responsável pela marca Trilhas, não é uma empresa de Santolia, ele era um dos colaboradores, portanto, nenhum dos demais funcionários tinham conhecimento de seu passado, nem de seu verdadeiro nome. Acrescentamos ainda que o Trilhas, bem como a Senhor.APP, é uma empresa séria, que preza pela transparência e pelo fomento da economia regional. Lamentamos profundamente o ocorrido, e, assim como nossos investidores e clientes, fomos surpreendidos pela revelação dos fatos. A Diretoria. Caraguatatuba, 24 de junho de 2021.”

Capturado, Felipe Santolia permanece à disposição da Justiça.

*Com informações da Polícia Civil / Dope