Rede municipal realiza Dia da Família da Escola

0
101

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último sábado (29), o Dia da Família na Escola. A data faz parte do calendário letivo, instituída pela Lei Municipal n.º 1245/2006, e teve suas atividades adequadas devido as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

#PraCegoVer: Imagem de várias marmitex sob uma mesa. Alimentos foram preparados para serem entregues em sistema Drive Thru.(Imagem: Reprodução/PMC)

Atendendo aos propósitos pedagógicos, mas se atendo aos protocolos de biossegurança, as unidades escolares realizaram a entrega de materiais impressos para as próximas semanas; entrevistas remanescentes com pais e responsáveis; receberam atividades concluídas pelos alunos e atenderam as famílias esclarecendo dúvidas sobre o andamento das atividades presenciais.

O Dia da Família na escola também foi realizado de maneira virtual. Em parceria com a Fundacc, houve transmissão pela rede social, de contação de histórias, com os queridos Nhá Rita e Leco Borba.

#PraCegoVer: Montagem com diversas fotos de alunos da rede municipal preparando sobremesas durante aula de Empreendedorismo.(Imagem: Reprodução/PMC)

A secretária de educação, Márcia Paiva, explicou que a escola tem um papel social que vai muito além do ensinar. Por isso, a comunicação entre família e escola é essencial, sobretudo em tempo de pandemia. “A pandemia ressaltou ainda mais a necessidade da participação da família no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. A expressão interação escola família, se baseia na ideia de reciprocidade e de influência mútua. Com a necessidade de trabalharmos no modelo de atividades remotas, a parceria entre essas duas importantes instituições está fazendo a diferença na superação dos desafios educacionais impostos por essa nova realidade”, disse.

As Associações de Pais e Mestres (APMs), também se adequaram às necessidades da pandemia, se organizaram e obtiveram êxito com a venda antecipada de marmitex, bandejas de salgados, bolos, etc., que foram retirados no decorrer do dia 29.

Ainda sob o ponto de vista pedagógico, houve a interação das atividades com a disciplina de Empreendedorismo, onde alunos participaram das preparações de sobremesas que foram comercializadas. A renda obtida será revertida para aquisição de materiais diversificados aos alunos.

As unidades escolares também inovaram no momento da venda, disponibilizando o recebimento dos pagamentos via PIX (meio de pagamento eletrônico), sempre com objetivo de se manter nos protocolos de segurança.