A estrada Perimetral Sul (SP-131), que dá acesso à costa sul de Ilhabela, foi liberada parcialmente no fim da manhã deste sábado (25) após ficar uma semana fechada devido ao deslizamento de terra na pista.

O tráfego foi liberado em meia pista e funciona em sistema Pare e Siga – a ação é monitorada pela prefeitura. Em caso de risco de novos deslizamentos, a via pode ser novamente bloqueada. O transporte público também voltou a atender a região Sul, com passagem gratuita até as 00h.

A SP-131 estava fechada desde a manhã do último sábado (18) depois que um deslizamento de grandes proporções no Piúva arrastou duas casas e soterrou carros. Ninguém ficou ferido, mas cerca de 10 mil moradores da costa sul da ilha ficaram isolados.

A única alternativa até então era pelo mar, mas o serviço também estava suspenso por causa dos ventos neste sábado. Com o desbloqueio da estrada, o transporte marítimo foi encerrado.

A prefeitura tinha a intenção de liberar o tráfego parcialmente na sexta-feira, mas a medida foi adiada depois que uma fissura foi encontrada na encosta e houve um pequeno deslizamento na área.

Neste sábado, o dia amanheceu com tempo bom e os trabalhos foram feitos no local para liberação. Segundo a prefeitura, quatro máquinas, nove caminhões e mais de 30 funcionários trabalharam na área para desobstrução da pista.

Os trabalhos para liberar totalmente a via continuam, mas ainda não há previsão para o término do serviço.

Sete residências na área do desmoronamento seguem interditadas. As nove famílias estão na casa de parentes.