A Prefeitura de Peruíbe, no litoral de São Paulo, liberou neste domingo (26) a passagem de emergência na Estrada do Guaraú. A área estava bloqueada desde o último dia 18 de maio, quando uma forte chuva atingiu a cidade e pelos menos três pedras de grande porte deslizaram sobre a estrada, deixando moradores isolados.

Mas a remoção ainda não foi concluída e as equipes continuarão trabalhando a partir de segunda-feira (27). Com isso, a passagem será permitida somente em três horários, nos períodos da manhã, tarde e noite (confira abaixo).

O incidente ocorreu devido às fortes chuvas que atingiram as cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira há uma semana. Enchentes, quedas de barreira e outros problemas foram registrados em quase todos os municípios. Somente em Peruíbe, mais de 400 pessoas ficaram desabrigadas.

O prefeito Luiz Maurício afirmou que, após inspeção do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na última quinta-feira (23), ficou comprovado que não havia risco iminente de novo deslizamento, portanto, foi possível implodir e remover grande parte das pedras que estavam sobre a via. Segundo ele, isso permitiu aumentar o ritmo de trabalho de recuperação do local.

De acordo com a prefeitura, os trabalhos estão suspensos neste domingo e pista será utilizada durante todo o dia no sistema ‘Siga e Pare’, controlado pelos agentes de trânsito do município.

Esquema de trânsito

Ainda segundo a municipalidade, as obras serão retomadas a partir de segunda-feira (27) e a passagem será permitida somente em três horários, das 6h30 às 8h; das 12h às 13h30 e das 18h às 19h30, até a conclusão total dos trabalhos de remoção das pedras e restabelecimento das condições de tráfego na estrada.